agricultura
No dia mundial da água, Guarujá do Sul define aplicação de recursos para implantação de sistema comunitário de abastecimento de água

Publicado em 22/03/2021 às 10:38 - Atualizado em 22/03/2021 às 10:38

Créditos: Foto: Secretaria de Administração Baixar Imagem

O município de Guarujá do Sul tem apostado fortemente na estratégia de implantar e revitalizar sistemas comunitários de distribuição de água em comunidades interioranas, para que se possa garantir água de qualidade à população, e com isso, proporcionar qualidade de vida e possibilidade das famílias permanecerem no meio rural.

Segundo o Secretário de Administração, Júlio Cesar Della Flora, no último período, aproximadamente 100 famílias foram beneficiadas com a implantação desse tipo de sistema, mas ainda existe uma demanda represada que será atendida nesse mandato.

Neste momento, a administração municipal toma uma decisão importante que busca garantir a implantação de um sistema de captação e abastecimento de água para 150 famílias na comunidade de linha Pessegueiro, dando suporte ao sistema já existente na comunidade. Essa decisão se dá por ainda vivermos reflexos da estiagem prolongada dos últimos semestres.

Os investimentos a serem executados consistem na perfuração de um poço tubular profundo e na implantação do sistema de bombeamento e sistema elétrico para viabilizar a distribuição da água às famílias da linha Pessegueiro.

Desde o início da pandemia, o município de Guarujá do Sul tem buscado fazer economias com a nomeação dos cargos de confiança e nos últimos 12 meses o Secretário de Administração, Júlio Cesar Della Flora, passou a responder também pela Secretaria de Agricultura, o que proporcionou ao município uma economia de aproximadamente R$ 78 mil em um na. Esse valor será destinado para viabilizar a execução do sistema comunitário de abastecimento de água em Linha Pessegueiro.

Segundo o Prefeito Cláudio Junior Weschenfelder e o Vice-prefeito, Noé Nauro Benetti, esse é um compromisso de campanha e será uma grande bandeira da administração pública no setor agrícola.

A administração tem o objetivo de, ainda no ano de 2021, perfurar poços e instalar sistemas comunitários de distribuição de água nas comunidades de Linha Catani e parte da comunidade de Linha Barro Preto, que por uma questão geográfica, não tinha sido contemplada com o sistema já implantado.

“Essa ação é resultado de uma política séria de aplicação dos recursos públicos e uma visão administrativa com prioridade para a qualidade de vida”, complementa Della Flora.

O prefeito Cláudio finaliza: “tendo em vista que vivemos em momentos de estiagem, escassez de recursos e pandemia, se faz necessário uma administração eficiente e com olhar humanizado”.