---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Fonte modelo “caxambu” é implantada em Guarujá do Sul

Publicado em 10/04/2019 às 08:13 - Atualizado em 10/04/2019 às 08:14

Uma iniciativa da comunidade da Linha Possato Baixo vai garantir mais eficiência no abastecimento de água para as famílias do interior. Em mutirão, concluído na última semana, foi possível a realização de trabalhos de proteção de uma fonte utilizando o modelo caxambu, que garante que a nascente não seja contaminada por agentes externos.

De acordo com o Secretário Municipal da Agricultura, Meio Ambiente e Turismo, Julio Cesar Della Flora, para a instalação desse modelo de fonte foram realizados trabalhos de escavação, feita taipa de pedras, cobertura de lona e terra. Os trabalhos foram realizados no início da última semana, dias 01, 02 e 03 sendo que ainda haverá etapa de interligação com outra fonte próxima. “Essa fonte próxima já abastece famílias do Possato Baixo, parte da Linha Marmeleiro do município de Princesa, e também parte da comunidade Mundo Novo, do município de Dionísio Cerqueira”, explica o secretário.

Conforme Della Flora, mais de 30 famílias dessas comunidades são abastecidas com o reservatório já existente que tem capacidade de 20 mil litros. Após essa ação conjunta, haverá mais uma caixa d’água que vai integrar o sistema de abastecimento, contabilizando 40 mil litros para as famílias. “Essa nova caixa d’água é uma doação do município de Princesa, parceiro nessa ação, e deve ser instalada ao sistema nos próximos dias”, frisa.

A fonte de água que recebeu o modelo caxambu está localizada na propriedade da família do ex-prefeito Zeca Foiatto, que há anos autoriza o uso da água nessa fonte para a comunidade da Linha Possato. A ação de implantação do modelo caxambu foi possível graças ao empenho e união dos trabalhos da comunidade da Linha Possato Baixo, Administração Municipal de Guarujá do Sul e do município de Princesa, bem como da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), que doou os canos para a revitalização da rede já existente.

O sistema

O modelo de proteção Caxambu garante que a nascente não seja contaminada por agentes externos. A proteção também filtra e canaliza a água para as residências, evitando que a água barrenta chegue às residências. Outra vantagem desse método é o baixo custo de implantação, o que possibilita que várias famílias sejam contempladas. É um modelo simples que dispensa a limpeza periódica da fonte.

 

 

 


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar