Município auxilia agricultores que sofrem com a estiagem

Publicado em 28/08/2019 às 17:18 - Atualizado em 28/08/2019 às 17:23

Os quase 90 dias sem chuva significativa estão causando transtornos na região. No município de Guarujá do Sul, a Secretaria de Agricultura está desenvolvendo trabalhos de entrega de água nas propriedades e locais desabastecidos desde a última semana. Até o momento foram distribuídas 50 cargas de água, para cerca de 15 famílias.

O secretário, Júlio Cesar Della Flora, explica que essa medida é uma solução imediata, mas que outras medidas também precisam ser tomadas. “A Secretaria tem desenvolvido um trabalho quase que exclusivo nesse serviço de distribuição de água nas propriedades e sistema de águas desabastecidos. As últimas chuvas de volume intenso foram registradas em abril e maio, então nos meses de junho, julho e agosto as fontes e riachos não foram renovadas por falta de precipitação significativa. É uma medida paliativa, imediata, que precisa ser desenvolvida, mas orientamos também que outras medidas sejam tomadas pois não é a primeira e não será a última estiagem, afinal, ainda estamos no inverno e o estrago ainda é menor. Mas mesmo que os estragos sejam reduzidos em comparação ao verão, não temos como contabilizar o prejuízo no setor leiteiro, por exemplo, que sofre muito com a estiagem”, argumenta.

A limpeza de açudes e reservatórios também está sendo desenvolvida. “Estamos realizando também a limpeza de açudes e reservatórios em geral para que o agricultor tenha um armazenamento maior de água na sua propriedade, e ainda, temos a orientação e auxílio para quem gostaria de fazer a proteção das fontes no modelo caxambu, bem como a perfuração de poços artesianos. Um dos poços já foi perfurado, na linha Maidana, assim que possível serão os poços de linha Barro Preto e Caravággio”, finaliza o secretário.