COMUNICADO! – Município adota medidas de prevenção a Corona vírus

Publicado em 17/03/2020 às 15:53 - Atualizado em 15/04/2020 às 23:45

O Município de Guarujá do Sul, vem informar a toda população que todos os eventos, organizados pela municipalidade ou privados, que possam gerar aglomeração de pessoas, estão CANCELADOS, por período indeterminado.

O decreto foi assinado pelo prefeito, Claudio Júnior Weshenfelder, na manhã desta terça-feira (17), após reunião com a equipe de servidores. No ato consta a suspensão das aulas nas redes municipal de ensino, a partir de quinta-feira (19) para o Ensino Fundamental, e a partir do dia 21 para a Educação Infantil. Contudo, os familiares que optarem por manter seus filhos em casa desde já tem assegurada a garantia de bonificação das faltas.

As atividades realizadas pelo Cras e Nasf também estão suspensas até segunda ordem, bem como atividades esportivas, culturais e religiosas, incluindo as rodadas do Campeonato Municipal.

Um dos apelos presentes no decreto é a conscientização da população, para que contribuam com as ações necessárias para evitar o contágio do vírus no nosso município. As orientações são para quem puder manter-se em casa e evitar aglomerações de pessoas, limitando atividades ao ar livre ou em público somente quando for extremamente necessário, lavar as mãos com água e sabão por até 30 segundos e utilizar álcool gel 70% sempre que possível, e ainda, quando tossir ou espirrar cobrir a boca com o antebraço e cotovelo ou um lenço descartável.

A orientação da Unidade de Saúde é que a população siga o que está descrito no decreto, e evite a aglomeração de pessoas, inclusive na Unidade de Saúde, para que o atendimento seja direcionado a casos que possam ser suspeitos. Até o momento não há nenhum caso em investigação em Guarujá do Sul, porém, diversos municípios da região Extremo Oeste, já possuem a suspeita do contágio com o Covid-19, por isso a importância da conscientização e colaboração da população.

Caso algum munícipe apresente sintomas como febre alta, tosse seca e dificuldade para respirar, procure a Unidade de Saúde para a realização de exames, especialmente se esteve em viagem ou em contato com alguém que esteve nos locais contaminados nas últimas semanas.