---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Fumacê é realizado na área central do município

Publicado em 19/05/2020 às 14:02 - Atualizado em 19/05/2020 às 14:05

 

 

 

Foi realizada na tarde desta segunda-feira (18), a segunda aplicação de UBV (Ultra Baixo Volume) com inseticida, ato popularmente conhecido com fumacê, na área central do município de Guarujá do Sul, nas proximidades das residências das pacientes confirmadas com a doença.

Até o momento as pacientes são uma mulher de 36 anos, residente no centro, e uma mulher, de 41 anos, que reside no loteamento Guido Kochhann. Ambas apresentaram sintomas comuns da doença como dores nas costas, cefaleia, enxaqueca, náuseas e mialgia, e após a confirmação da doença foram liberadas para tratamento em casa. Um dos casos é considerado importado e o outro autóctone.

A secretária de Saúde, Franciane Baseggio, explica os cuidados que devem ser seguidos quando o fumacê é realizado. “As pessoas e animais de estimação não devem ficar diretamente expostas no momento da aplicação, portanto, devem ficar dentro de casa e abrirem as janelas para que o produto consiga chegar onde o mosquito se encontra. Lembrando que é um inseticida de contato, o que significa que somente é eficaz se "toca" com o mosquito. Depois de uns 40 minutos da aplicação, a orientação é que os moradores limpem os recipientes de água dos animais evitando que consumam algum resquício do produto. E também é importante destacar que a concentração do produto usado é muito baixa e que não se tem relatos de intoxicação por ele. Mesmo assim, devemos tomar todos os cuidados”, finaliza.