Educação
Poder Executivo e Conselho Municipal de Educação definem local para construção de nova creche em Guarujá do Sul

Publicado em 03/08/2021 às 15:12 - Atualizado em 03/08/2021 às 15:12

Na última quinta-feira (29), o Conselho Municipal de Educação de Guarujá do Sul, deliberou juntamente com o prefeito Claudio Junior Weschenfelder e o vice-prefeito Noé Nauro Benetti sobre a definição do local para construção da nova creche e a possibilidade da retomada integral das atividades de ensino a partir do mês de setembro.

Entre os participantes do Conselho Municipal de Educação e a representação do Poder Executivo Municipal, ficou decidido que o espaço para acolher a construção da nova creche será em uma área que já é propriedade do município, localizada no bairro Raio de Sol, onde encontra-se a edificação do antigo pré-escolar Raio de Sol. A edificação existente naquela área não cumpre funções educacionais e muitas vezes acaba sendo alvo de depredação e vandalismo.

Outro fator é que o município não necessitará fazer um novo investimento para aquisição de área, tendo em vista que ela está bem localizada, próxima ao centro da cidade, sem proximidade com outras repartições públicas, o que facilitará o tráfego e segurança das crianças, e ainda, o local proporcionará maior acondicionamento de estacionamento nas mediações.

Essa é uma decisão importante pois aponta uma perspectiva imediata de desdobramento. O município espera ter o projeto civil da obra dentro de 60 dias, podendo iniciá-las ainda neste ano.

"Temos os recursos apontados e precisamos focar como prioridade para termos obra acontecendo ainda este ano", comenta o prefeito. O prefeito ainda comemora mais esta conquista, já que ela se dará no ano em que Guarujá do Sul completa 60 anos de emancipação.

Já o vice-prefeito, Noé Benetti, comemora o momento vivido por Guarujá do Sul, com diversos investimentos sendo anunciados.

Os recursos estão sendo alocados e suplementados de acordo com a necessidade financeira para a execução da obra, que tem uma estimativa de custo de aproximadamente R$ 1,5 milhão.

Conforme a professora Claudete Rockembach, responsável pela pasta da educação, o município dispõe de apenas uma creche com estrutura própria e usa de forma cedida a estrutura do antigo CNEC para acolher os alunos nesse espaço como extensão e tem se verificado ano após ano um aumento na busca de vagas.

Outro assunto debatido foi em relação a modalidade de ensino adotada no município neste momento pandêmico, onde está regulamentada de forma híbrida, alternando semanalmente a presença dos alunos nos educandários, dividindo as turmas com 50% de presença.

O Conselho discutiu e deverá fazer uma ampla análise durante o mês de agosto, tendo uma perspectiva de retomada integral a partir de 01 de setembro. A análise se dará de acordo com o andamento da pandemia, bem como das condições físicas das salas de aula, respeitando os requisitos sanitários vigentes de distanciamento entre alunos. O Conselho Municipal de Educação, juntamente com os órgãos sanitários municipais, fará todos os debates envolvendo as Associações de Pais e Professores (APP).