Água
Guarujá do Sul se habilita para receber recursos do Governo do Estado em combate aos efeitos da estiagem

Publicado em 29/03/2021 às 15:09 - Atualizado em 29/03/2021 às 15:10

Foto: Ascom Baixar Imagem

Mediante a publicação do decreto de situação de emergência, publicado no final de 2020 pelo município de Guarujá do Sul e reconhecido pelo Governo do Estado, tem-se neste momento a confirmação do repasse de R$ 50 mil em favor do município para combater a estiagem.

A confirmação da liberação do recurso se deu na quarta-feira (24) por meio do Deputado Estadual e atual Secretário Estadual da Agricultura, Altair Silva, que confirmou ao Prefeito Municipal, Cláudio Junior Weschenfelder e ao vice-prefeito, Noé Benetti, a liberação dos recursos em favor no município de Guarujá do Sul por meio do fundo de desenvolvimento rural da Secretaria Estadual da Agricultura.

A habilitação do município se deu mediante a elaboração de estudos e da emissão de laudos técnicos que comprovaram a situação de desabastecimento de mananciais de água, o que dificultou o acesso à água potável, tanto para o consumo humano, como para o abastecimento de água destinada aos rebanhos de animais, principalmente bovinos.

O valor de R$ 50 mil já depositados na conta do município de Guarujá do Sul deverá ser utilizado para investimentos na perfuração de dois poços tubulares profundos.

A iniciativa contemplará famílias das comunidades de Linha Catani e Linha Barro Preto. Conforme o Secretário de Administração, que também responde pela Secretaria da Agricultura, Júlio Cesar Della Flora, estas são comunidades que carecem de investimentos em sistemas comunitários de abastecimento de água.

Além da perfuração dos poços a ser executada com recursos estaduais, a administração municipal, como contrapartida, destinará recursos próprios para instalar o sistema elétrico e de bombeamento, além de adquirir as caixas de reservatório e disponibilizar o serviço de horas máquinas para abertura de valas.

Aos moradores caberá assumir a contrapartida com a aquisição do encanamento para a rede de distribuição.

“Será mais um compromisso assumido em período eleitoral que deverá ser concretizado ainda no ano de 2021. Dessa forma, vamos atendendo as nossas prioridades e as expectativas da comunidade em relação as ações estruturantes da administração, que visam assegurar a qualidade de vida", finaliza o prefeito Claudio.

"As ações de levar água até às residências das famílias também servirá de estímulo para que as pessoas permaneçam no meio rural com dignidade”, exclamou o vice prefeito Noé Benetti.

Informações Relacionadas

Assuntos