Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

agricultura
Secretaria de Agricultura auxilia produtores rurais com os Sistemas de Abastecimento Comunitários de Água

Publicado em 25/06/2021 às 08:56 - Atualizado em 25/06/2021 às 08:56

Desde a gestão passada, o município de Guarujá do Sul vem adotando medidas para auxiliar as famílias que vivem no meio rural através do Sistema de Abastecimento Comunitário de Água, não só nos períodos de estiagem, mas durante todo o ano.

Para este processo, são identificadas as comunidades que sofrem mais nesses períodos e onde é possível fazer um sistema de captação de água através de fontes superficiais. Nos locais onde não tem possibilidade de fazer essa forma de captação, é necessário fazer a perfuração de poços.

Ainda na gestão Claudinho e Adelise, foi feito a perfuração de poços na comunidade da linha Maidana e parte da linda Barro Preto e Caravagio. Neste momento, está acontecendo a perfuração na comunidade de linha Pessegueiro, que atenderá por volta de 150 famílias.

Também estão sendo identificados mais três poços, esses que estão localizados na linha Catani e na outra parte da linha Barro Preto, que atenderá mais de 200 famílias.

Esse processo é feito para o consumo familiar, mas a administração deixa a critério das famílias se querem apenas utilizar a água para a unidade familiar ou para a demanda do consumo animal. Para as demandas das propriedades, principalmente com os rebanhos bovinos, é realizado o programa Guardar Água, que incentiva o produtor a fazer o armazenamento de água nos períodos de estiagem. 

Segundo o secretário de agricultura, Júlio Della Flora, o programa Guardar Água foi aprovado através de uma lei no fim do ano de 2020, e consiste em incentivar as propriedades que necessitam de um armazenamento maior de água. “Para isso, o produtor faz um reservatório através de uma cisterna de no mínimo 100 mil litros de água e a municipalidade disponibiliza até 10 horas/máquinas para escavação de cisterna com geomembrana”, ressalta.

O secretário comentou ainda que para os produtores com demanda menor, a secretaria ajuda com a calha para o telhado e com a base para o reservatório, desde que a caixa seja de no mínimo 15 mil litros.

Outra política adotada pelo município é a de proteção de fontes caxambu, onde a administração ajuda com até 10 m³ de pedra rachão e com a máquina para escavação. Os tubos e bomba de água fica por conta do produtor.


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar